lundi 20 août 2007

Tia Augusta vai a Disney......Eurodisney




Quinze anos apos os quinze volto a sentir o cheirinho de amendoas torradas, revejo um castelo ao fundo, brinco na montanha russa. Como uma infantilista feliz, fui a Eurodisney.

Impressionante o impacto ao entrar no parque apos tantos anos. As imagens da primeira viagem reapareceram na memoria e a comparaçao foi inevitavel com a Disneywold americana. Alias, comparaçao ingrata pois a frustraçao eh imediata. A Eurodisney possui somente uma montanha russa legal (space mountain), os funcionarios nao te atendem com um sorriso de cinderela, as filas sao interminaveis e, assim como tudo em Paris, ha um passe vip para entrar no eurobrinquedo, o qual voce nao sabe da existencia, e que os franceses nao te contam que este tal de "fastpass" poderia ser adquirido gratuitamente na chegada......

Empolgadas para assistir o gran finale, aquele em que desfilam o Mickey, a Branca de neve, Bela e a Fera, Aladin, etc, etc... eu e minha irma ficamos sentadinhas na primeira fileira esperando o show de luzes e cores ate as 22h30..... Fiasco total! Os artistas estavam tao mal humorados que mais parecia desfile de terror do que fim de festa à la Tio Walt. Nem fogos, nem sininho apontando no castelo... Valha me Deus! Tudo bem que o euro eh caro, mas a China esta aqui do lado, custava ter importado uns fogos de artificio de Mao Tse Tung?

A conclusao que cheguei foi a seguinte: certo mesmo é o ditado que diz cada macaco no seu galho. Americano eh bom pra fazer filme de aventura, açao, bang-bang, parques de diversoes monumentais, com personagens de feiçoes nacaradas, de coca-cola com bastante gelo. Frances entende de filme intelectual/oide, de historia, de arte, de vinho.

De modo que, se vier a Paris, prefira o museu, o paseio de barquinho no Sena, os castelos, os cafés.......

lundi 6 août 2007

QUEM EH BÔBÔ?























Se você for ler um jornal parisiense, o nome bôbô aparece em pelo menos uma matéria. Se ligar a televisão, vai escutar o apresentador anunciando a presença de um artista bôbô. Se pegar uma revista, vai encontrar um sofa bôbô, o endereço de uma loja de roupas bôbô, uma foto de um restaurante bôbô. Afffffffffffffffffffffffffff...............Afinal, quem eh esse tal de bôbô?

Bôbô é a abreviaçao de « Bourgeois-Bohème », terminologia dada pelo jornalista americano David Brooks do New-York Times, para definir a geraçao crescente "made in USA". O nome evoca, segundo o dicionario, duas noçoes dificeis de se conciliarem: burguês = conservador, conformista, fechado à literatura e às artes, e ao mesmo tempo boêmio = aquele que leva uma vida irregular e desordenada.....

Mas esta definiçao, aparentemente contraditoria, encaixa bem no conceito burguês-boêmio pois a pessoa bôbô (não hà feminino para o nome!) é um ser contraditorio per si.

Ele tem os bolsos cheios de grana, mas acha que o melhor é descobrir bistros antiguinhos que vendem a comida verdadeira francesa. Um legitimo bôbô vai à Zara ou à Gap procurar modelitos que parecem chiques porém de coleçoes passadas, fustigados e ultrapassados para nao demonstrar que se importa com a moda......

Burguêses-boêmios falam de ecologia, de buraco na camada de ozonio, soh compram alimentos "biô", mas andam com um iMac na bolsa de couro da Longchamps e nao se desgrudam dos seus iPods enquanto pedalam suas bicicletas de cestinha.
Os bôbôs são super abertos. Contra o racismo, a favor da adoçao de crianças por casais homossexuais, odeiam machismo.... Todas as novas e boas ideias sao levadas em consideraçao e exploradas por eles (lembrem-se: um bôbô nunca é como todo mundo!!). Por isso, eles vão sempre surfar na internet até altas horas da madrugada, certos de que vão adquirir mais riqueza intelectual ou que vao fazer uma otima compra em um click do mouse. E quando todo mundo descobrir, eles vao voltar a comprar na lojinha da esquina, tão simpatica, tão humana.....

Por falar em nunca ser igual a todo mundo, ouvi dizer que a onda agora é ser um "Furita". Este novo modo de vida vem diretamente do Japão. A palavra Furita vem do ingles "free" (livre) e do alemao "arbeit" (trabalho). Assim, diferentemente de seus pais, muitos jovens japoneses de idade entre 15 e 29 anos entendem que o trabalho é somente um meio de ganhar a vida e não um fim em si mesmo. Portanto, o assalariado modelo, metido em um terno e gravata esta cada vez mais raro do outro lado do mundo. Os adolescentes do sol nascente estao rompendo com o padrão dominante. Os mais diplomados aceitam empregos precarios de garçons por 6 meses e depois partem a descobrir o mundo durante os outrs 6 meses do ano....
Os Furitas japoneses jah estao desembarcando em Paris. Eh visivel a enorme a quantidade de jovens nissans na terra de Napoleão. Tomara que os bôbôs sejam tao antenados a ponto de perceberem que os verdadeiros desbravamentos e descobertas de outras partes do globo sao mais interessantes que questoes pseudo-existenciais......... Que venha a moda Furita!

vendredi 3 août 2007

GENEVA-NEVA



O canivete tem a bandeira do pais, o chocolate é suiço, o relogio também, mas o povo e o dinheiro......estes vêm de toda parte. Costuma-se dizer que a Suiça é formada por um bando de italianos que nao queriam ser italianos, um monte de alemaes que nao queriam ser alemaes e um caminhao de franceses que nao queriam mais ser franceses! Bom, tocou para Genebra o caminhao de franceses: com toda a falta de gentileza habitual do frances, porém com a boa culinaria, queijos, vinhos, etc, etc, etc.
Assim como Brasilia é uma cidade burocratica, Genebra tambem é. Todavia, tudo aqui é macro com um toque de micro, ou seja: macro organizaçoes internacionais como ONU, OMC, OIT, OMS, OMPI.........com micro ruas e vida social bastante reduzida. O fato é que os genebrinos se deixaram seduzir muito pouco pela cosmopolitalidade dos titulos destas organizaçoes internacionais. A vida pacata de cidade pequena ainda reina em Genebra. Todas as lojas fecham as 19h em ponto, o silencio é mortal nas ruas apos as 20h e raramente encontra-se restaurante que va servir jantar apos as 22h. Portanto, se voce eh uma pessoa desorganizada que esquece de comprar com antecedencia o vinho para levar de presente no jantar de amigos, seu lugar nao eh aqui. Para se ter uma ideia do quanto a disciplina eh levada a serio neste pais, ha hora certa para jogar o lixo fora e se voce faz mudança, nao basta simplesmente dobrar as caixas de papelao e despejar no lixo exclusivo para papeis. Eh preciso corta-los no formato A4!!!! Nem preciso dizer que a soluçao mais utilizada eh atravessar a fronteira e jogar as caixas no lado frances!!!!! kkkkkkk
Bom, vamos às dicas de Tia Augusta.
Os imperdiveis de Genebra
- O Jato d'agua (cuja foto orna este fotolog!)
- A Catedral Saint-Pierre
- O Palacio das Naçoes (ONU)
- O quarteirao dos Banhos (les Bains) com o prédio de arte contemporanea e suas galerias de arte.
- Os museus gratuitos (maioria! uebaaaaaaaaaaa)
- O museu da Cruz Vermelha
- A cadeira gigante de frente a sede da ONU com uma das pernas destruidas, simbolizado os mutilados pelas minas terrestres na Africa.
Como se locomover
De busao. A cidade eh super bem servida de linhas de onibus. Nao ha necessidade de validar a passagem, e muita gente acaba se "esquecendo" de comprar o ticket. Essa amnesia temporaria pode custar caro caso haja um controle dos tickets pelas autoridades. A multa eh cobrada na hora e se voce nao tem dinheiro, o policial tem a maquina de debito em cartao! kkkkkk
O que ninguem te conta:
Ha um acordo entre a rede hoteleira e a prefeitura em que os hospedes ganham um vale-transporte para todo o periodo da estada. Mas tem que pedir no balcao do hotel, pq os recepcionistas dos hoteis tambem sofrem de amnesia temporaria e "esquecem" de te dar o vale quando do check-in no hotel.
Na ONU
Na sede das Nacoes Unidas, Predio 1, sub-solo, ha uma loja duty-free em que se encontra de tudo de uma loja do genero com preços razoavelmente mais baratos.
Baladinha
Se for no verao, nao deixe de fazer um happy-hour no La Terrace, bar aberto de frente para o Lac Leman. Muita gente bonita, com energia renovada pelo sol que raramente brilha por aqui.
Para jantar
Como dito antes, planeje com antecedencia a saida para jantar. Na Vielle Ville (Cidade Velha) ha uma praça cheia de restaurantes e bares bacaninhas. A praça chama-se Bourg-de-Four. Para os que nao aguentam mais comer sanduiche a dica eh o prato chamado Demi Poullet do Restaurante Chez ma Cousine. Bom, barato e farturento pois trata-se da metade de um franguinho assado acompanhado de batata e saladinha. O Chez ma Cousine fica na praça Bourg-de-Four.
Compritchas
Nao compre canivete vitorinox e chocolates em lojas pequenas! Voce certamente pagara mais caro. Prefira a Manor ou Migros, redes de supermercados. A Manor fica proxima a estaçao de trem Cornavin e o supermercado Migros pode ser encontrado no shopping Balexter (saida para o aeroporto).
Vestimenta
Sera que em Geneva neva? No inverno sim, e muito! No verao nao! Porém, quem visita o lugar deve sempre levar um casaquinho, principalmente se for visitar o Mont Banc. Por falar em Mont Blanc, reserve um dia para visitar o Mont Blanc e outro para conhecer a cidade de Lausanne.
Beijos e queijos suiços,
Tati_M

OLHA O RAPAAA! MARCHE AUX PUCES DE PARIS - SAINT OUEN




Imaginem voces: um senhor, de bigode enrroladinho na ponta, metido num fraque puido, totalmente suado apos montar com dificuldades o palco na parte traseira do caminhao, gritando: Mesdames et Mesieurs! Aproximem-se! Vai começar o espetaculo! Eis que ele tira de dentro do chapeu 8 pulguinhas que começam a pular incessantemente fazendo miraculosas acrobacias............ imaginaram? imaginaram? Assim eh a entrada de um mercado de pulgas, certo? Errado!

Ao descer do metro Porte de Clignancourt a gente dah de cara com um trilhao quatrocentos e noventa mil e oitocentos senhores vendendo bolsas, carteiras, relogios, cintos e oculos da gucci, fendi, dolce&gabanna e claro, da luis vuitton! Sao 15 quilometros de mercado, eu disse 15 cà-êmes(!), de mercado! Um paraiso para qualquer mulher! Alem das "replicas" (por que toda mulher que compra bolsa falsificada insiste em se explicar para as amigas dizendo nao se tratar de uma falsificaçao, mas sim de uma réplica peeeeeeeerfeeeeeeeita?!!!!!); Bom, voltando ao assunto, alem das reproduçoes peeeeerfeeeitas, ha de tudo um muito: das novidades, como capinha protetora de Ipod, até as mais inimaginaveis quinquilharias do mundo inteiro, por exemplo fotos do Egito e do Malawe tiradas em 1910 e 1913, respectivamente.

Por falar em quinquilharias, o ponto forte do mercado sao as antiguidades. Os comerciantes podem se dar ao luxo de se especializarem por temas: ha lojas de livros antigos somente sobre motos, ou sobre tatuagens... sem contar na enorme quantidade de lojas de moveis categorizadas por estilos...

Apos a 1a Guerra Mundial, o Marche aux Puces de Paris-Saint Ouen tornou-se bastante frequentado por homens de negocios que compraram terrenos em volta da Rue des Rosiers. Tais empreendedores trouxeram desenvolvimento para a regiao e assim, entre os anos de 1920 e 1938, foram intalados os quatro primeiros e mais conhecidos mercados de antiguidades: Vernaison, Malik, Biron et Jules Vallès. Atualmente sao 16 mercados de antiguidade dentro do que chamamos Mercado de Pulgas.


Dicas:

QUI VA?
Para conhecer tooooda a feira, leve a tira-colo uma amiga, ou uma abiba! Jamaaaaaaaaaaais leve marido ou namorado! Da divorcio! Facil de convence-los a nao ir: eh so pedir pra eles mentalizarem um shopping center, dia de sabado, com 15 Km de largura! kkkkkkkkkkkk


QUOI MANGER?
Se tem estomago fraco, leve lanche de casa! Se vc aguenta o pernil da pecuaria, entao recomendo o sanduiche-iche de merguez (especie de cachorro-quente com uma salsicha mais forte, levemente apimentada). Se voce esta com um pouco mais de tempo ou grana, dê uma passada no Chez Louisette, ha uma mulher que canta ao vivo interpretando Edit Piaff! O clima eh familiar e a cantora é figuraça!


QUOI ACHETER?
O mercado de pulgas eh para todos os bolsos. Se voce gosta de antiguidades prepare o cartao de credito! Ha coisas muito boas e realmente raras, portanto mais caras. Mas, nao se esqueça do excesso de peso da bagagem na volta! Se vc eh mochileiro, aproveite para conhecer bem o lugar, tire fotos com os objetos estranhos (peçam gentilmente para tirar a fotografia pois os comerciantes nao gostam de fotos no local!) e volte com mais historias pra contar!

Essa foto ai, tirei num armarinho de chineses! Obligado, Obligado!


Serviço:

Restaurante Chez Louisette: 130, Marché Vernaison. Tel: 01 40 12 10 14



Beijocas e tapiocas,

Tati_M

CHATEAU DE VERSAILLES



O "Chatô de Verssaie" eh conhecido como um dos lugares mais exuberantes do planeta. Visitado por toda a gente que vem a Paris, o castelo construido por Luiz VIII, em 1623, possui um imenso jardim rigorosamente traçado alem de um outro castelo menor chamado Trianon (todo feito em marmore rosa).

Hoje foi a primeira vez que estive la. Quando cheguei na França logo começou o inverno e ainda nao tinha tido a oportunidade de visitar o bendito chateau ate hoje. Valeu a pena esperar. O lugar estava lindo, o dia maravilhoso e a companhia super querida do Yve. Como chegamos cedo pudemos fazer todo o percurso com calma, com direito a descansos nos bosques e a beira do Grande Canal.

Dicas do passeio:


Deus ajuda quem cedo madruga

Nao enrola e chega cedo para fazer todo o percurso com calma e desfrutando a paisagem.


Quando Deus da asa a cobra, tira o veneno

Ou vc escolhe um dia de semana que nao tem muita gente e visita o lugar sossegado, ou se acotovela com os turistas durante o final de semana mas podendo aproveitar as fontes funcionando (ja digo de cara que vale a pena enfrentar o tumulto - as fontes ligadas sao lindas!)


Para os que acham que um sorvete a 7 reais eh caro

Faca a matula, marmita, quentinha, farnel, merenda e leve na mochila. As sombras das arvores e o visual convidam para um piquenique. Eh chique e a francesada toda faz. Quem almoça no restaurante (aquele do sorvete a 7 reais) eh americano e japones! Afffffffffff


Para os que fazem conta em cerveja

(tipo, se deixar de comprar este chaveiro da torre eiffel pra minha sogra, eu compro quantas cervejas???)

Na saida para o passeio, comprar o passaporte que da direito a transporte ate o Chateau + entrada em todas as areas do Castelo. Sugiro comprar na estacao de trem Saint Michel. Adquirindo esse passaporte vc economiza em media 4€ e nao pega fila para entrar no Chateau.


Nao deixe de levar:

Protetor solar caso seja dia de calor, vodka caso esteja no inverno, bateria extra para foto, tenis (nao inventa de ir de saltinho! O lugar tem terreno acidentado e vc vai passar o dia todo andando pra lah e pra cah!). Disposiçao e bom humor para enfrentar as filas dos banheiros. Espirito de criança para brincar de pique-esconde no jardim! Eh simplesmente a melhor parte!


Beijocas e pipocas,


Tati_M

jeudi 2 août 2007

Casa nova

Bom diaaaaaaaaa! Casa nova, tudo novo.....sente soh o cheirinho de tinta fresca!!!!
Como voces sabem, aquele outro site que hospedava minhas fotenhas e comentarios nao estava legal e a gota d'agua foi ele ter desaparecido, espontaneamente, com os links das paginas dos meus amigos!!!! Bref! Peguei minhas malas, a maquina fotografica, botei tudo no fuscão e na kombi e vim embora para o blogspot.
Assim como o ator precisa de aplauso, eu preciso do comentario de voces. E isso que me da motivaçao para continuar escrevendo. Recebi varios emails e recadinhos da familia e amigos dizendo que gostariam de deixar suas impressoes mas estavam impedidos de faze-los no outro fotolog. Voilà! Aqui voces podem tuuuuuuuuuuuuudo! hihihihihihihihihi
Bom, este mes sera um mes bastante especial. Vou revisitar Paris com a minha irma. Fotenhas e mais dicas de lugares descolados em Paris estao por vir!
Tentarei repostar aqui as notas que estavam no outro fotolog.
Nunca se esqueçam que esta pagina é feita com muito carinho, com o objetivo de diminuir a distancia entre eu e todos voces. Portanto, aha! uhu! este blog é nosso!!!!

Um beijo, um quick bem cheiao, e uma pamonha pra contrabalaçar!

Tati_M