vendredi 3 août 2007

GENEVA-NEVA



O canivete tem a bandeira do pais, o chocolate é suiço, o relogio também, mas o povo e o dinheiro......estes vêm de toda parte. Costuma-se dizer que a Suiça é formada por um bando de italianos que nao queriam ser italianos, um monte de alemaes que nao queriam ser alemaes e um caminhao de franceses que nao queriam mais ser franceses! Bom, tocou para Genebra o caminhao de franceses: com toda a falta de gentileza habitual do frances, porém com a boa culinaria, queijos, vinhos, etc, etc, etc.
Assim como Brasilia é uma cidade burocratica, Genebra tambem é. Todavia, tudo aqui é macro com um toque de micro, ou seja: macro organizaçoes internacionais como ONU, OMC, OIT, OMS, OMPI.........com micro ruas e vida social bastante reduzida. O fato é que os genebrinos se deixaram seduzir muito pouco pela cosmopolitalidade dos titulos destas organizaçoes internacionais. A vida pacata de cidade pequena ainda reina em Genebra. Todas as lojas fecham as 19h em ponto, o silencio é mortal nas ruas apos as 20h e raramente encontra-se restaurante que va servir jantar apos as 22h. Portanto, se voce eh uma pessoa desorganizada que esquece de comprar com antecedencia o vinho para levar de presente no jantar de amigos, seu lugar nao eh aqui. Para se ter uma ideia do quanto a disciplina eh levada a serio neste pais, ha hora certa para jogar o lixo fora e se voce faz mudança, nao basta simplesmente dobrar as caixas de papelao e despejar no lixo exclusivo para papeis. Eh preciso corta-los no formato A4!!!! Nem preciso dizer que a soluçao mais utilizada eh atravessar a fronteira e jogar as caixas no lado frances!!!!! kkkkkkk
Bom, vamos às dicas de Tia Augusta.
Os imperdiveis de Genebra
- O Jato d'agua (cuja foto orna este fotolog!)
- A Catedral Saint-Pierre
- O Palacio das Naçoes (ONU)
- O quarteirao dos Banhos (les Bains) com o prédio de arte contemporanea e suas galerias de arte.
- Os museus gratuitos (maioria! uebaaaaaaaaaaa)
- O museu da Cruz Vermelha
- A cadeira gigante de frente a sede da ONU com uma das pernas destruidas, simbolizado os mutilados pelas minas terrestres na Africa.
Como se locomover
De busao. A cidade eh super bem servida de linhas de onibus. Nao ha necessidade de validar a passagem, e muita gente acaba se "esquecendo" de comprar o ticket. Essa amnesia temporaria pode custar caro caso haja um controle dos tickets pelas autoridades. A multa eh cobrada na hora e se voce nao tem dinheiro, o policial tem a maquina de debito em cartao! kkkkkk
O que ninguem te conta:
Ha um acordo entre a rede hoteleira e a prefeitura em que os hospedes ganham um vale-transporte para todo o periodo da estada. Mas tem que pedir no balcao do hotel, pq os recepcionistas dos hoteis tambem sofrem de amnesia temporaria e "esquecem" de te dar o vale quando do check-in no hotel.
Na ONU
Na sede das Nacoes Unidas, Predio 1, sub-solo, ha uma loja duty-free em que se encontra de tudo de uma loja do genero com preços razoavelmente mais baratos.
Baladinha
Se for no verao, nao deixe de fazer um happy-hour no La Terrace, bar aberto de frente para o Lac Leman. Muita gente bonita, com energia renovada pelo sol que raramente brilha por aqui.
Para jantar
Como dito antes, planeje com antecedencia a saida para jantar. Na Vielle Ville (Cidade Velha) ha uma praça cheia de restaurantes e bares bacaninhas. A praça chama-se Bourg-de-Four. Para os que nao aguentam mais comer sanduiche a dica eh o prato chamado Demi Poullet do Restaurante Chez ma Cousine. Bom, barato e farturento pois trata-se da metade de um franguinho assado acompanhado de batata e saladinha. O Chez ma Cousine fica na praça Bourg-de-Four.
Compritchas
Nao compre canivete vitorinox e chocolates em lojas pequenas! Voce certamente pagara mais caro. Prefira a Manor ou Migros, redes de supermercados. A Manor fica proxima a estaçao de trem Cornavin e o supermercado Migros pode ser encontrado no shopping Balexter (saida para o aeroporto).
Vestimenta
Sera que em Geneva neva? No inverno sim, e muito! No verao nao! Porém, quem visita o lugar deve sempre levar um casaquinho, principalmente se for visitar o Mont Banc. Por falar em Mont Blanc, reserve um dia para visitar o Mont Blanc e outro para conhecer a cidade de Lausanne.
Beijos e queijos suiços,
Tati_M

2 commentaires:

Unknown a dit…

Simplesmente, lendo os seus textos, parece que eu tô aí. O duro é não estar e querer estar... Posso ir agora?

Anonyme a dit…

Lausanne. Cidade muito bonita em que as ruas do centro me fizeram lembrar as do Porto. Não sei bem porque... Morges também belo, principalmente os parques.